Estou colocando em prática uma ideia antiga de criar um blog, e pra começar vou falar sobre algo que eu tenho bastante curiosidade e acho que a maioria dos devs também tem: ver como os outros devs trabalham, ambiente de desenvolvimento etc. Então vou mostrar o meu! =)
A base de tudo é um Macbook Pro 15”. Ele foi o meu primeiro contato com a Apple e sempre me atendeu perfeitamente bem! Às vezes utilizo meu computador desktop também, mas é bem raro, porque prefiro deixá-lo para outros fins, como jogar. Gosto de ter ambiente de trabalho e de jogos bem separados para que um não influencie na performance do outro.
Costumo utilizar um monitor 22” ou 24” conectado ao notebook para facilitar a visualização e desenvolvimento dos projetos.
Ferramentas de trabalho
- Iterm2 - É o meu terminal padrão.
- Oh My Zsh - Um framework zsh pro terminal que possui vários plugins legais. Eu utilizo bastante o plugin do git, que tem vários atalhos como:
- gp
===git push - ga
===git add - gst
===git status - gb
===git branch - gcm
===git checkout master e por aí vai…
- gp
- NeoVim - Meu editor de código frontend favorito <3 (quando estou no Windows utilizo o Visual Studio Code pra ser mais rápido).
- Tmux - Gerenciador de janelas e sessões dos meus workspaces frontend.
Iterm, Oh My Zsh, NeoVim e Tmux fazem toda a mágica acontecer no meu front!

- Google Chrome - Meu browser principal. Como eu curto bastante pra desenvolvimento, acabo utilizando pra tudo.
- Eclipse - Minha IDE Java. É lá que eu
codoas APIs e integrações. - Google G Suite - E-mails, Agenda, Drive etc.
- Slack - Comunicação.
- Trello - Kanban.
- Spotify - Não pode faltar! 🎧
Quando estou Home Office:
- Zoom - Para reuniões.
- Discord - Para comunicações informais durante o dia. O discord tem a essência gamer mas é muito bom pra comunicação, criação de salas e ainda é free.
As tecnologias que trabalho diariamente são: MySQL, MongoDB, Redis, Java com Spring e AngularJS.
Nas horas vagas, curto me aventurar em projetos de estudos para testar as novas tecnologias do momento (Angular, React e Vue). Também gosto bastande de Node.js. No meu Github tem algumas amostras, como meu chat legal e meu Spotify faukbox. :D
E você? Como é o seu dia a dia e quais ferramentas utiliza?
Comments